Uma investigação sobre os crimes descritos na Comunicação é do interesse da justiça. O impacto dos crimes em massa tem ramificações imediatas, sérias e duradouras na vida das populações indígenas e tradicionais, quilombolas e outras comunidades vulneráveis que vivem na Amazônia. Os milhares de Usuários da Terra Rural e seus Defensores merecem justiça; a Rede deve ser responsabilizada.

Mas este caso envolve interesses muito mais amplos. As partes interessadas não se limitam aos Usuários da Terra Rural e seus Defensores; incluem comunidades globais, tanto hoje como no futuro.

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O aquecimento global é a maior ameaça enfrentada pela Humanidade, e a floresta tropical amazônica é uma arma essencial no combate à mudança climática. A Floresta Amazônica atua como o "pulmão da Terra", inalando bilhões de toneladas de carbono destinadas à atmosfera. A cada árvore derrubada e cada fogo ateado, esse ecossistema vital vai perdendo sua capacidade de servir de sumidouro de carbono e se tornando um emissor de carbono, aquecendo o planeta que antes protegia. Num momento em que precisamos de todas as ferramentas à nossa disposição para interromper o aquecimento global, a Amazônia deve ser protegida. E a melhor maneira de preservar a floresta tropical é proteger seus guardiões - os Usuários da Terra Rural e seus Defensores.

Crimes que destroem os modos de vida indígenas e tradicionais nos tempos atuais vão destruindo a estabilidade de nosso clima no futuro próximo. A desapropriação ilegal da terra, a exploração dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente na Amazônia devem ser detidas.